terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pão com gergelim Tostado e Queijo Provolone

 


Quando vim trabalhar em Joinville, precisava desenvolver um pão que representasse a casa onde eu iria atuar, tinha que ser um pão com sabor forte, único e marcante, foi quando tive a ideia de criar este pão. A junção do sabor acentuado do gergelim levemente tostado com o forte sabor do queijo provolone formou um casamento perfeito resultando em um pão com sabores e aromas fortes que pode ser apreciado puro, servido de entrada com patês ou degustado com um bom vinho.


Pão de Minuto




O pão de minuto, também conhecido como massinha, é um pão com massa doce muito versátil que pode ser apreciado puro ou utilizado para montagem de sanduiches, hot dogs, etc.


Mini Pães com Ervas Frescas




Mini pão com ervas frescas(salsinha,manjericão e cebolinha) contrastando com o sabor desta massa doce. Pode ser utilizado para montagem de mini sanduíches ou servidos com patês em entradas, também fica bom como torradas ou canapés.



Receita:

Massa Doce: Aqui!

Ervas:

50g de folhas manjericão
50g de salsinha picada
50g de cebolinha picada


Preparo:

  • Cortar um bloco de 1050g de massa doce em ponto de véu.
  • Colocar na masseira junto com as ervas picadas e apenas misturar.
  • Dividir (utilizar divisora)
  • Dividir os pedaços de massa em dois (20g) antes de bolear 
  • Bolear e dispor em assadeiras de forma que fiquem bem juntos.
  • Deixar crescer, pincelar com ovos e levar ao forno.

Forno:
  • Forno de lastro: 12 minutos em 180 °C 
  • Forno turbo: 10 minutos em 170 C 
  • Forno elétrico (caseiro): 15 minutos em 170 °C




Pão integral com azeitonas


Além de saboroso e rico em fibras, este pão pode ser utilizado para entradas, canapés, brusquetas, etc... Sempre uma boa pedida.



Pão de Passas com Nozes


Esse pão tem uma combinação perfeita de nozes com o leve adocicado das uvas passas. Utilizamos um blend de farinhas branca e de centeio. Sem adição de açúcar e gorduras torna-se ótimo para o consumo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pão Caseiro




Pão com maior quantidade de umidade na massa podendo variar seus sabores entre batata inglesa, batata doce, mandioquinha, aipim, cará, beterraba, cenoura, etc...

MACROM





Pão de granola com passas ao rum


A granola consiste de uma mistura de frutas secas, grãos (fibra de trigo, aveia, e flocos de arroz), sementes (castanha de caju, amendoim e castanha-do-pará) e açúcar mascavo. Foi inventada em 1886 por um médico suíço. Este pão é levemente adocicado com açúcar mascavo contendo farinha intagral e as passas ao rum que dão um toque especial em seu sabor.

Bolo Indiando


Este delicioso bolo recheado com creme de leite condensado se diferencia dos demais por ser a base de farinha de rosca, isso mesmo, além de ser muito saboroso é uma ótima opção para a reciclagem de pães que sobram. Sem contar que é uma verdadeira delícia.



Rosquinha Semi-folhada com Calabresa e Queijo Parmezão


Esta é uma das muitas utilizações da massa doce, simples, prática e muito gostosa, apenas folhando um pouco e adicionando este recheio, esta rosquinha é uma ótima pedida para o lanche da tarde.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pão de Castanhas do Pará





A Castanha do Pará é um alimento nutritivo e muito saboroso. Este pão, com massa integral doce e castanhas tem um sabor incrível e é muito leve. 

Pão de Quinoa




Consumida pelos incas, há mais de 8 mil anos, a quinoa era o alimento principal do povo das montanhas. Aqui no Brasil há pouco tempo fala-se sobre este alimento. Devido ao seu alto valor nutritivo, muitos já conhecem este grão que pode trazer muitos benefícios à saúde. A quinoa, junto com a aveia e sem a adição de açúcar, torna este pão um alimento leve e muito nutritivo.

Trança Semi-folhada de Calabresa com Queijo Parmesão




Pão Australiano (tipo Aussie Bread)



O pão australiano é um pão rico em fibras, com sabor adocicado, característica conferida pela adição de açúcar mascavo e mel ou melado à massa. Tornou-se conhecido no brasil da rede outback.

Invenção recente da culinária internacional, o pão australiano vem conquistando o mundo com seu sabor levemente adocicado, sua textura macia e seu aroma especial de mel! Combina com o sabor das carnes assadas e defumadas, dos temperos fortes, como a mostarda, das conservas e do picles, ou ainda, como no outback, pode ser consumido apenas com uma manteiguinha!

Pão Preto




O pão preto é um pão denso, elaborado com 3 tipos de farinhas, castanho escuro, rico em fibras e muito aromático, diferente do que encontramos em mercados e algumas padarias, este pão não leva corante em sua composição, sua cor provém do cacau, do café e do açúcar mascavo. O azeite, junto com estes, contribui para um aroma e um sabor muito particular neste pão. Delicie-se!

Pão semi-italiano


Pão com casca crocante e miolo macio com sabor próximo ao do italiano.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pão Tigre


O pão tigre é conhecido por sua cobertura crocante e que se assemelha as manchas de um tigre (eu acho que está mais para onça pintada rsrsrs, mas este é o nome deste pão), é um pão amanteigado, muito saboroso com textura macia e levemente adocicado.

...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EM CONSTRUÇÃO. . . . .

O TATUIRA




CONTATO



TELEFONE:

47-3436-4363
47-9123-1648

E-MAIL:

irton.p@hotmail.com

REDES SOCIAIS





TESTE PARA PADEIRO NO JAPÃO

A PROFISSÃO

O padeiro é o profissional responsável por produzir os mais diversos tipos de pães, utilizando para isso não somente a farinha de trigo comum, como também outros tipos de farinhas com mais fibras, além de sementes e outros ingredientes que possam dar mais sabor ou vitaminas ao pão. Esse profissional já teve seus dias de glória, a profissão de padeiro ja foi tão valorizada que chegou a ser comparada com a de artista, arquiteto, intelectual e outras celebridades. Contam que um célebre padeiro - Vergilius Eurycasés - recebeu o direito, quando morreu, a um monumento funerário de proporções e detalhes imperiais.
Entretanto, os filhos desses profissionais não podiam ser sacerdotes, militares ou exercer qualquer função jurídica. Para um padeiro assumir um cargo no Senado romano, era necessário ter praticado um acto de salvação da República ou do Império e, para isso, era obrigado a abandonar o Colégio do qual fazia parte - uma verdadeira instituição de elite. Para completar, deveria deixar todos os seus bens.
O Colégio era uma instituição forte; possuía os seus próprios rituais, cuja celebração era em honra dos seus deuses tutelares, muito embora fosse uma ordem de profissionais. Esses ritos "iniciáticos" eram desenvolvidos de forma a garantir o valor moral e profissional dos seus membros. O ritual das assembleias era marcado por gestos, sinais e só os "iniciados" os sabiam. Outros segredos, como as marcas e palavras usadas pelos padeiros associados, guardavam os segredos da profissão. Existia uma grande solidariedade entre os colegiados; isso dava-lhes segurança, privilégios,  tornava-os importantes, cheios de gozo e honras no seu ofício perante as autoridades e a comunidade.
As corporações de padeiros gozavam de muita importância; portanto, a admissão à profissão era difícil, sendo necessário ultrapassar vários estágios para se chegar a mestre-padeiro.
Alguns investigadores desta área, naquele tempo, alegavam ser o bolo um forte concorrente do pão e já encontravam dificuldades em fazer separação de valores entre o padeiro e o pasteleiro - conhecido, na Itália, como o fazedor de bolo. Diziam eles: "muitos pães eram mais bolos que pães e muitos bolos eram muito mais pães que bolos!

HOJE EM DIA

Atualmente a profissão de padeiro ja não tem o mesmo status que teve em outras épocas, mas ainda assim é um profissional indispensável no mercado de trabalho, pois sem ele, o consumidor não teria o pão fresquinho pela manhã. A profissão de padeiro está entre as mais tradicionais e o mercado de trabalho está em alta para quem é qualificado, isso mesmo, existe um deficit de mão de obra qualificada muito grande neste setor, existem por ai o que muitos chamam de "padeiros de caixa", ou seja, aqueles que trabalham apenas com pré-misturas e não procuram se especializar através de cursos nem usam criatividade para estar sempre inovando. Não é fácil achar profissionais que criam, inovam ou aprimoram receitas. Não estou aqui desfazendo das pré-misturas, acho importante o tempo que elas economizam em uma produção principalmente se for em grande escala, mas o profissional precisa entender todos os processos que envolvem a confecção de um pão com qualidade, a função dos ingredientes, o ponto da massa, as temperaturas ideais que ela deve sair da masseira, tempo de descanso, o processo de fermentação, a temperatura e o tempo de forno ideal para cada tipo de pão. Essas são informações básicas que qualquer profissional do ramo precisa conhecer para poder se intitular como padeiro.

FORMAÇÃO

A maioria dos padeiros no mercado hoje aprenderam sua profissão da forma como muitos chamam " na raça" começando como auxiliar em uma panificadora e aos poucos se tornando um profissional, mas há também aqueles que fizeram um curso profissionalizante e ingressaram no mercado desta forma. Nas duas situações é importante que o profissional continue se aperfeiçoando seja através de curso ou especializações, pois isso se torna um grande diferencial na hora da contratação e negociação de salários. Ainda não há formação acadêmica para essa área, apenas cursos de extensão. Muitos empresários do setor incentivam seus funcionários se especializarem e também fornecem treinamentos, para que os profissionais sejam mais qualificados e atualizados, assim produzindo receitas  melhores. por tanto, o profissional que se qualificar e investir em especializações é muito bem visto no mercado de trabalho

REQUISITOS

Para ser um bom padeiro é preciso ter:

  • Conhecimentos básicos sobre panificação (como mencionado acima)
  • Capacidade de organização
  • agilidade e disposição
  • Conhecimentos básicos sobre higiene e manipulação de alimentos
  • Visão estética
  • Criatividade
  • Comprometimento com o produto e com a empresa
  • Estar sempre se atualizando
  • Ser pró-ativo
  • E por ultimo, mas não menos importante, gostar do que esta fazendo



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...